Quem já perdeu dados importantes sabe a importância de ter uma cópia de segurança, o chamado Backup. Muitas vezes, eles se perdem em virtude de formatações, de arquivos deletados por acidente ou até mesmo pela infelicidade de uma máquina estragar. Para uma empresa, a perda de dados pode significar muito mais que uma frustração, mas sim prejuízos enormes. Para saber como proteger bem seus dados, conheça agora um pouco mais sobre Backup e como utilizá-lo adequadamente.
O que é Backup?
Considera-se Backup qualquer cópia de segurança, quer seja feita em outro dispositivo. A finalidade do Backup é a recuperação de dados para restaurar informações em caso de perda dos arquivos originais, ou em caso de acidentes operacionais com os equipamentos.
Qual é a importância do Backup para os negócios? A importância do Backup está na proteção contra o risco de perda de dados e informações. Essa importância aumenta proporcionalmente em relação ao valor das informações a serem protegidas. Assim, os Backups passam a ter relevância muito maior em empresas que trabalham com dados e informações sensíveis. Atualmente, realizar cópias de segurança é uma atividade muito mais simples e acessível, devido à diversidade de recursos que a tecnologia disponibiliza. Nesse sentido, a estratégia de centralizar os Backups em um único ambiente pode trazer muitas vantagens para seu negócio, pois o acesso às cópias de segurança torna-se mais ágil, otimizando o tempo de restauração em casos emergenciais.
Como automatizar os processos de Backup e aumentar a segurança?
O Backup manual sempre oferece mais riscos, pois está sujeito à falhas humanas diversas, como esquecimento, armazenamento indevido ou até mesmo conhecimento técnico insuficiente. Além disso, toma muito tempo e reduz a produtividade operacional.
Por isso, as melhores práticas recomendam automatizar os Backups, de modo que ocorram de forma recorrente, respeitando as especificidades e regras do seu negócio.
Há diversas ferramentas ou softwares de automação Backup são úteis no mercado, que oferecem, além da programação das cópias, a criptografia dos dados, dando maior transparência e segurança para você confiar seus dados a um sistema.
Fonte: aqui