Uma transformação se aproxima no sistema de utilização contínua do cartão de crédito. Esse tema está em pauta, sendo debatido entre as instâncias governamentais, o Banco Central e as empresas emissoras de cartão. De acordo com Vandson Lima, especialista em análise política e colaborador do Jota, a taxa de inadimplência no uso contínuo do cartão é consideravelmente elevada, visto que 52% dos indivíduos que adentram nesse método não conseguem efetuar os pagamentos devidos.
A proposta é que o consumidor seja encaminhado automaticamente para um financiamento já no primeiro mês que não conseguiu pagar a fatura integral do cartão. Hoje o custo do rotativo está em 15% ao mês e no financiamento ele cairia para 8%.Se as conversas entre governo, operadoras e BC não avançarem, Lima diz que o Congresso deverá entrar no assunto e o Projeto de Lei que engloba o Desenrola (programa para reduzir o endividamento das famílias) deverá incorporar também uma proposta para o crédito rotativo.
O rotativo do cartão é a linha de crédito mais cara existente hoje no País, com juros médios de mais de 437% ao ano. Nesta live do Papo Inteligente, Lima e a jornalista Mara Luquet detalham o que está em andamento e tiram dúvidas da audiência.
Fonte: Aqui