No universo empresarial, já é possível perceber alterações de comportamento, seja nas oportunidades de emprego, seja nas contratações.
A falta de profissionais e o aumento da concorrência são elementos que provocaram mudanças no mercado de trabalho, e em 2024, o cenário atual será modificado.
No futuro, o mercado se caracterizará pela retenção de talentos, iniciativas internas que promovam o bem-estar organizacional e uma atenção específica à diversidade e inclusão social.
Karina Pelanda, gerente de recrutamento e seleção de recursos humanos na RH NOSSA, destaca:
“O maior desafio das empresas é saber equilibrar novas reivindicações de quem trabalha para alinhar expectativas com o que as empresas podem e devem oferecer, caso desejem manter-se competitivas no mercado”.
Pelanda entende que os colaboradores estão em busca de melhores empregos, se preparando com mais intensidade, fazendo cursos e aprendendo técnicas que aumentem sua empregabilidade.
Considerando essa situação, que já é evidente atualmente, mas que se intensificará ainda mais em 2024, os profissionais anseiam e buscam por condições de trabalho aprimoradas, como flexibilidade e harmonia entre a vida profissional e pessoal.
Dito isso, confira os cinco pontos de atenção para empresas em 2024:
- Valorização de talentos internos: encontrar e reter talentos já é um desafio há anos, e esse desafio tende a aumentar;
- Diversidade e inclusão: o mercado de trabalho reflete o comportamento da sociedade;
- Home office e trabalho remoto: o trabalho remoto já é uma realidade em muitas empresas, pois muitos colaboradores preferem fazer parte de organizações que ofereçam a conciliação entre vida profissional e pessoal;
- Liderança diferenciada: o modelo de gestão e liderança que está se destacando é caracterizado pela horizontalidade;
- Pacote de benefícios atraente: os profissionais não buscam apenas salários generosos, valorizando também a qualidade dos benefícios oferecidos pelas empresas. Em 2024, essa busca por benefícios será ainda maior.
De acordo com Pelanda:
“Uma empresa que oferece bons benefícios não se limita ao vale-refeição no início do mês. Os colaboradores estão procurando incentivos personalizados que também auxiliem em sua vida profissional, como apoio à formação e especialização, oportunidades para projetar suas carreiras, além de seguro saúde e flexibilidade na jornada de trabalho. Ao combinar essas ações, a empresa será capaz de reter talentos e valorizá-los adequadamente”.
Fonte: Aqui